segunda-feira, 26 de julho de 2021

Federação envia oficio ao Governador Cláudio Castro solicitando a inclusão de todos os Bancários na vacinação prioritária contra a COVID19.

 


A FETRAF RJ/ES que tem em sua base os Seebs de Angra dos Reis, Baixada Fluminense, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo e Três Rios, representando trabalhadores do setor do Ramo Financeiro em todas essas cidades no Estado, solicitou através de ofício 028/21 no dia 26 de julho de 2021, que todos/as os/as Bancários/as do Estado sejam incluidos no calendário do grupo de vacinação prioritária contra a COVID19.

No último dia 06/07/2021, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão desses/as trabalhadores/as nos grupos prioritários do PNI. O serviço bancário foi incluído como serviço essencial e desde o início da pandemia não interrompeu sua prestação de serviços à população. Desempenhando, inclusive, importante trabalho no pagamento do Auxílio Emergencial que tem sido fundamental para uma parcela significativa da população brasileira.
Segundo dados do Dieese o desligamento por morte, na categoria bancária, no período de março de 2020 até fevereiro de 2021 passou de 70 para 332 trabalhadores bancários em todo o país. Os dados são muito preocupantes e embora não exista o registro da causa das mortes, pondera-se que o aumento expressivo seja em função da pandemia.
Apesar de algumas cidades já estarem avançadas na vacinação por idade, o perfil do trabalhador bancário, hoje, é bastante jovem. A grande maioria está na faixa dos 20 aos 40 anos. Faixa etária que tem despertado preocupação nas Secretarias Municipais de Saúde por representar o maior percentual de internações e óbitos pela doença.

Lembramos que conforme nota técnica do Ministério da Saúde 20% do total de doses de vacinas distribuídas às unidades da Federação deveriam ser destinados aos bancários e trabalhadores dos Correios pelos governantes.

Abaixo o oficio encaminhado na íntegra.



Nenhum comentário: