terça-feira, 13 de agosto de 2013

CAMPANHA SALARIAL 2013-2014

Aconteceu nesta sexta feira (9) a primeira reunião de negociação da campanha salarial dos bancários que tratou os temas saúde, condições de trabalho e segurança bancária. O encontro teve início com os membros do Comando Nacional usando uma fita preta em protesto, sobre a falta de respeito com a saúde, segurança e condições de trabalho, atitude que chamou a atenção de todos os banqueiros e o representante da FENABAN, fez uma reclamação: “achei muito agressivo e inadequado para mesa”, ficando muito irritado.
            Dados do INSS informam que em 2012, mais de 21 mil bancários foram afastados do trabalho por adoecimento, dos quais, mais de 25% com estresse, depressão, síndrome do pânico e etc. Todos relacionados diretamente ao trabalho.
·         Assédio Moral / Violência organizacional

            O Comando cobrou mais empenho dos bancos para coibir a prática do assédio nos locais de trabalho e defendeu a necessidade de aprimorar o combate ao mesmo, conquistado na campanha 2011.
·         Retorno ao trabalho após benefício
            Os bancos, segundo o Comando, estão descumprindo a 43ª cláusula da convenção coletiva, ao chamar de volta para o trabalho bancários afastados por licença médica. Foi proposto que seja realizado estudo sobre o adoecimento da categoria e buscar soluções, o que foi negado pena FENABAN dizendo que não ter condição de assumir o compromisso.
·         Segurança
            Foi cobrada a necessidade de proteger a vida dos funcionários e usuários dos serviços bancários e a prevenção contra assaltos e sequestros, que têm ocorrido com frequência, atingindo principalmente gerentes e tesoureiros que levam as chaves para casa.
            Além da prevenção o comando defendeu: estabilidade no emprego, assistência para as vítimas e preenchimento da CAT.
            Como sempre a FENABAN disse não a todas as nossas demandas e alegou discutir esses assuntos apenas nas mesas permanentes.
            Segundo Nilton Damião, Vice Presidente da Federação dos Bancários RJ/ES, “O importante neste inicio de negociação, foi mostrar para os banqueiros que queremos mudar a estratégia desta campanha, ou seja, queremos respostas a cada tema discutido e não como eles  fazem, deixando para apresentar uma proposta global para finalizarem a campanha, em cima somente da remuneração”.


SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE ITAPERUNA E REGIÃO

Nenhum comentário: