terça-feira, 13 de março de 2012

A GREVE É DOS VIGILANTES, MAS A RESPONSABILIDADE DE FECHAMENTO DAS AGÊNCIAS É DA GERÊNCIA


        O Sindicato dos Bancários de Itaperuna e Região apóia a greve dos vigilantes, uma categoria que corre risco de vida no Estado do Rio por R$ 864 mensais, um dos piores salários do país. Além disso, os donos das empresas de vigilância não compareceram a duas mesas redondas de conciliação no Ministério do Trabalho e propõe reajuste zero e a retirada dos 8% de periculosidade recebida pela categoria no Estado.

         A greve dos vigilantes tem grande impacto sobre as agências bancárias, pois coloca em risco a integridade física e até a vida dos bancários, em casos de assaltos, facilitados pela falta dos vigilantes. Porém, legalmente, o Sindicato dos Bancários não pode fechar agências em uma greve de vigilantes. A abertura de agências, sem a segurança interna, é de responsabilidade das gerências, que, devem avaliar a situação com seus funcionários, à luz do Plano de Segurança protocolado e aprovado na Polícia Federal.

          Ao contrário do que muitos dizem, o Plano de Segurança da PF não especifica um número mínimo de vigilantes. Ele exige apenas, explicitamente, uma “cabina blindada com vigilante”. Porém, isso não quer dizer que basta um vigilante para que a agência possa funcionar. Cada agência tem um Plano de Segurança aprovado pela Polícia Federal, no qual o número mínimo de vigilantes varia de acordo com as características de cada unidade bancária. Por isso, é preciso verificar o número mínimo de vigilantes exigidos no Plano de Segurança de cada agência. A maioria delas trabalha com o número mínimo exigido. Então, em geral, se não houver o número de vigilantes de todos os dias, provavelmente, a agência estará em desacordo com o Plano de Segurança da PF.

           O Sindicato dos Bancários usou dos recursos disponíveis nestes casos, que é solicitar da Policia Federal a fiscalização do Plano de Segurança, e isto foi feito tanto na nossa base de atuação no noroeste do estado (Policia Federal de Campos), quando através de ofício enviado pela Federação dos Bancários do RJ/ES a Policia Federal do Rio de Janeiro.  



 SEEB ITAPERUNA E REGIÃO

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pelo apoio nesta luta!! Vig:Adilson BB:Itaperuna rj

Anônimo disse...

obrigado pelo apoio!! vamos a luta pelo nosso direito!
Vig:Diego [Farmacia]