terça-feira, 1 de setembro de 2020

NOSSO MUITO OBRIGADO A CATEGORIA BANCÁRIA

 


Vivemos um momento diferenciado em nossa história. E não nos referimos apenas aos acontecimentos que envolvem a pandemia de Corona vírus. A política em todas as esferas, é responsável por esse panorama e tem mostrado a sua cara mais reacionária.

As perspectivas não eram boas para os bancários iniciarem sua campanha salarial. Mas, tínhamos um compromisso com a categoria e fomos à luta. Categorias com histórico de lutas de décadas, como petroleiros, correios, metalúrgicos e outros, estavam perdendo direitos e fechando acordos desfavoráveis aos trabalhadores que representam.

A pandemia nos forçou a buscar novas formas de nos unirmos, por isso, nossa campanha começou como o slogan: A Distância Não Nos Limita (#ADistanciaNaoNosLimita). As reuniões não podiam mais acontecer presencialmente. Então as vídeo conferências foram largamente utilizadas pelo movimento bancário. Plataformas como o ZOOM, Google Meet e o Vota Bem da Contraf, foram utilizados para manter a categoria unida e informada.  Assembleias foram realizadas, reuniões estratégicas aconteciam a todo momento. Abrimos mão de sábados e domingos para estarmos nos reunindo. O tempo que tivemos para aprender foi curto, mas, não impediu de nos adaptarmos as tecnologias existentes.


@s bancári@s entenderam que não podiam ficar de fora, e se adaptaram juntamente com o movimento sindical. O Twitter virou nossa “passeata virtual”. Os bancários tuitaram nossas hashtags, sempre que solicitávamos. Estivemos entre os assuntos mais comentados no Brasil em diversas ocasiões (#NaLutaPorAumentoReral, #NaLutaPeloEmprego, #NaLutaComVoce, #NaoMexaNaMinhaPLR, #ItauExplora, #BradescoExplora, #BBExplora, #CaixaExplora, #SantanderExplora, #BancosExploram, e outras). Mostramos que somos sim, “A CATEGORIA MAIS UNIDA DO BRASIL”.

Em meio a tantas dificuldades, vimos a categoria entender o fechamento dessa campanha como uma vitória. Gostaríamos que fosse melhor? Com Certeza! Mas, conduzimos uma campanha salarial em um quadro completamente desfavorável, onde a correlação de forças entre o capital e o trabalho, tem, em nossa categoria, seus representantes mais poderosos: “Os Banqueiros”. Nessa luta de Davi e Golias, nossas armas foram, a comunicação e a união.

Por isso companheiros, nosso Muito Obrigado a todos que deram sua resposta de forma FAVORÁVEL à aceitação da proposta apresentada. O momento não permite que possamos nos abraçar, nem mesmo dar um aperto de mão. Mas, a resposta da categoria na assembleia do dia 31 de agosto, demonstrou a unidade de nossa base sindical, a qual temos muito orgulho de conhecer a todos individualmente.

Estamos com saudades de visitar as agências como sempre fizemos antes da pandemia. Mas, tudo isso vai passar, e em breve voltaremos a nos reunir e pessoalmente.

 

Sindicato dos Bancários de Itaperuna e Região


Nenhum comentário: