terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ONDA DE DEMISSÕES NO SANTANDER SE ESPALHA POR TODO O PAÍS



O Banco Espanhol Santander, admite já ter demitido até o último dia seis, aproximadamente mil funcionários, sendo que desses, boa parte são oriundos de bancos comprados (Banespa, Noroeste, Real, Meridional). A assessoria de imprensa do banco comunicou que “as informações sobre forte redução no número de funcionários não correspondem à realidade” e que o Santander está fazendo um ajuste em sua estrutura para adequá-lo ao contexto competitivo do setor. O banco não informa o número de cortes que fez nem quantos funcionários pretende demitir. Em nossa base tivemos o afastamento do Gerente da carteira Van Gogh da agência Itaperuna, que é a única na base de nosso sindicato.

Manifestações de repúdio a política de demissões assumida pelo banco, se espalham por diversas partes do Brasil, inclusive em São Paulo os 1.200 funcionários do centro administrativo em Interlagos, pararam em protesto a esses cortes. O TRT-SP deferiu limitar no dia 05/12, cancelando todas as demissões sem justa causa, feitas pelo Santander em São Paulo.

O Santander possui o segundo melhor índice de lucratividade de 2012 (53,5%) e acumulou apenas nos nove primeiros meses um total de R$ 4,7 Bilhões, sendo que a despesa com a folha de pagamento atinge apenas 9,2% do total de despesas do Banco, o que nos leva a acreditar nas diversas matérias que foram publicadas em vários veículos de comunicação, durante o ano de 2012, sobre um a possível compra do banco por parte do Bradesco, para capitalizar a Matriz na Espanha.

Nenhum comentário: