quarta-feira, 20 de junho de 2012

REIVINDICAÇÕES DO 23° CONGRESSO DO BANCO DO BRASIL


  A plenária final do 23° Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil aprovou neste domingo (17) as propostas para as negociações específicas com o banco na Campanha Nacional 2012.

  O Congresso reafirmou a estratégia da campanha nacional unificada. Isso significa que a pauta específica do BB será discutida concomitantemente com a minuta nacional da categoria que será aprovada em 20/22 julho, em Curitiba.

  Aprovaram também a manutenção do debate sobre a PLR na mesa única da Fenaban, por entenderem que a participação nos lucros e resultados só existe nos bancos públicos federais porque foi uma conquista da Campanha Nacional com a Fenaban, a partir de 2003. 

Remuneração e Condições de Trabalho

- Manutenção da luta por melhoria do Plano de Carreira conquistado em 2010. A reivindicação é que o PCR (Plano de Carreira e Remuneração) parta do piso do Dieese (R$ 2.300), incluindo escriturários e caixas e ampliando o valor do mérito para R$ 174, com interstício a cada nível de antiguidade de 6% (hoje é 3%) e que o tempo de mérito seja reduzido de três para dois anos para aquisição de cada letra de mérito para primeira faixa salarial.           

- Intensificação da luta pela implantação da jornada de 6 horas para todas as funções dentro do banco, com seleção interna para todos os cargos, sem perda de função. Os delegados se manifestaram contrários às reestruturações constantes em agências e departamentos e aprovaram a manutenção da luta pelo fim da PSO, do Sinergia BB e demais centralizações em andamento.

Saúde e Previdência

- O Congresso aprovou a negociação com o banco de mudanças nos Comitês de Ética, de forma que seja paritário e passe a funcionar com o acompanhamento das entidades sindicais, a exemplo do acordo sobre assédio moral assinado com a Fenaban.

- Em relação aos incorporados de outros bancos, aprovaram propostas efetivas para garantir a inclusão na Cassi e na Previ.


  Participaram do 23° Congresso do Banco do Brasil, realizado em Guarulhos, na Grande São Paulo, 300 delegados eleitos em encontros estaduais. As demais resoluções deste Congresso estarão sendo divulgadas após uma revisão geral do texto final por parte da Confederação dos Bancários e também durante as negociações feitas durante nossa Campanha Salarial. 

Nenhum comentário: