terça-feira, 18 de outubro de 2011

BANESTES PROPOSTA

Após cinco anos sem acordo coletivo específico, os bancários do Banestes reconquistaram e ampliaram direitos neste ano. A proposta do banco apresentada no final desta segunda-feira, 17de outubro, foi fruto da organização e mobilização de todos os bancários.

Entre as conquistas dos banestianos em cinco rodadas de negociação e após 18 dias de greve estão à eleição de delegados sindicais de base, pela primeira vez garantida no Acordo Coletivo, extensão do tíquete e da cesta alimentação para os afastados em licença saúde por um período de doze meses. Outra conquista foi à recuperação do abono assiduidade de três dias, direito que havia sido perdido há mais de 15 anos pelos funcionários.

A proposta do Banestes prevê a aplicação do mesmo índice de reajuste salarial negociado nacionalmente com a Fenaban, ou seja, 9%. As regras da PLR também são as mesmas da proposta nacional. No que diz respeito às cláusulas específicas, a proposta prevê isenção do registro de ponto eletrônico do intervalo de 15 minutos para descanso durante a jornada, adiantamento do 13° terceiro no mês de abril, parcelamento de férias em seis vezes, fracionamento das férias a pedido do funcionário, liberação de cinco dirigentes sindicais e criação de um banco de horas para as agências com mais de dez funcionários, sendo a compensação de horas extras eventuais uma opção do trabalhador.

Esta com certeza foi uma grande vitória dos trabalhadores do Banestes, que fizeram uma das maiores greves dos últimos anos.


SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE ITAPERUNA E REGIÃO

Nenhum comentário: